Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DL Maio - Juventude Hitlerista - Susan Campbell Bartoletti

 Boa tarde. Hoje eu tirei a tarde para fazer minhas resenhas... o terceiro livro que li para o DL de maio foi Juventude Hitlerista, e o título já deve ter deixado ver sobre qual fato histórico ele fala, a 2ª Guerra.


Pegeui o livro na biblioteca, porque minha irmã tinha o livro mas logo quando começamos a trocar livros no skoob ela pediu que eu trocasse e acabei não lendo na época, mas fiquei com vontade. Li em duas horas, o que mesmo para mim é uma façanha. o livro é envolvente e fascinante, não tem como largar depois de começar a ler.
Acho que a maioria de nós está familiarizado com os acontecimentos que levaram à Segunda Guerra Mundial, qual era o propósito de Hitler - o terrível e inesquecível Holocausto - e as propagandas dos movimento socialista, mas não creio que muitos de nós já tenha ido à fundo sobre o outro lado da questão, e este livro nos mostra isso, os jovens por trás das linhas de frente da guerra, e com certeza este livro surpreende.
Juntando de uma forma "romanceada" fatos reais e entrevistas, a autora nos mostra como era a vida dos jovens convocados por Hitler a servir na guerra, e convocados é a palavra, pois mesmo os que eram contra o regime, ou que vinham de família que não aceitavam o que estava acontecendo, eram obrigados a participar. Muitos jovens sobreviveram à lavagem cerebral nazista e mesmo com o uniforme da Juventude Hitlerista auxiliavam amigos judeus, com esconderijo, roupas e comidas.
o livro é sobre os jovens e crianças que eram convocados a participar dos bastidores da guerra, não sobre a guerra em si, então se nos distanciarmos dos terríveis acontecimentos, podemos ler como "ficção" onde temos os bons e os maus, aqueles que simplesmente aceitam o que diz a autoridade e os que querem pensar por si mesmos. É uma leitura forte, e terminei o livro me perguntando porque muitos dos jovens que viviam naquela época fizeram o que fizeram?
É um livro díficil de ler, mas  altamente recomendado.
Beijos e até mais.

Um comentário:

Vivi disse...

considero um achado essa leitura. Não a conhecia. Como gosto muito da temática, vou procurar ler o livro. Thanks.