Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

DL Maio - Uma Verdade Inconveniente - Al Gore

Olá... Maio já está na metade e a série de livros reportagem também, este é meu último livro oficial, tem os reservas mas não sei se terei fôlego para le-los... Escolhi para fechar a lista Uma verdade inconveniente, de Al Gore, ex vice presidente dos Estados Unidos e ganhador do nobel da paz, por seus trabalhos em prol de um mundo melhor... ambientalmente falando... aliás, como ele mesmo disse, várias e várias vezes no livro, o aquecimento global não é um problema político, é um problema moral.



O livro é um documentário, baseado em várias palestras feitas pelo Al Gore em todo mundo, sobre o aquecimento global. Tem lindas fotos, gráficos e tabelas e é descrito de uma forma que não precisa ser técnico, ambientalista ou engenheiro para entender. Ele fala sobre a evolução da sociedade, como um todo, e como isso contribuiu para o aumento do aquecimento global no planeta e conseguente mudanças climáticas.
O livro foi feito para causar impacto, espantar e impressionar. O ex vice presidente americano conta muito de sua vida particulas, fatos que aconteceram durante sua vida que o fizeram repensar sua forma de agir e de ser, e como isso fez com que ele olhasse de  forma diferente para o planeta Terra e passasse a respeitar mais a natureza e o meio ambiente. Ele fala sobre a morte de sua irmã devido a um câncer de pulmão, sua derrota eleitoral em 2000, o acidente que por pouco não matou seu filho e como as aulas de um professor na faculdade influenciou seu jeito de ser.
E você pode se perguntar como tudo isso tem a ver com o aquecimento global e o que nós temos a ver com isso, mas o aquecimento global existe realmente, é só olharmos ao redor para vermos que não é mito, não é lenda, não é apenas um filme de hollywood. A natureza está mudando, temos mais calor em tempos que seriam de frio, muitos mais temporais, twisters, e até tsunamis acontecendo no planeta. Isso é a Terra dando um sinal que se não mudarmos nossa forma de agir nós mesmos vamos causar nossa extinção... porque apesar de todo o mal que o homem causa ao planeta, se não existirmos mais, a Terra vai se recuperar um dia, pode demorar milhões de anos, mas a natureza vai se reerguer... mas nós não somos tão fortes e duráveis como o planeta, e somos nós que estamos causando nossa própria destruição.
Quanto você contribui para o aquecimento global? você já parou para pensar nisso? Tem uma ong - Florestas do Futuro - que disonibiliza um cálculo rápido de créditos de carbono (CO2) (http://www.florestasdofuturo.org.br/paginas/home.php?pg=calculadora/index) que é basicamente como você contribue com suas atividades para a poluição, efeito estufa, geração de lixo e aquecimento global e qual seria a quantidade de árvores necessárias para amenizar, para compensar a emissão de  CO2 produzido... eu fiz o cálculo para a minha casa. Somos duas pessoas, meu marido e eu, com um carro 1.0 que ele usa apenas para ir trabalhar... mesmo assim nós emitimos cerca de 2 toneladas de CO2 em um ano, e são necessárias 9 árvores da mata  atlântica para compensar essa emissão.
Por isso eu sou uma pessoa totalmente ambientalista, a favor de reuso, reciclagem, reutilização, coleta seletiva... vamos separar o que vamos mandar para os aterros, vamos reutilizar e dispensar embalagens que são desnecessárias, vamos levar nossas sacolas de pano quando formos ao supermercado... aliás, melhor se cada um de nós andasse com uma sacola retornável na bolsa ou no carro, para não precisarmos aceitar as sacolinhas de plástico oferecidas nos locais... e me digam, para que se pega sacola na banca de jornais se a revista ou jornal comprado já vai ser lida? Apenas para transformar mais um recurso em lixo... Eu não costumo pegar planfetos nas ruas, não porque quero ser chata, mas se eu não vou usar os serviços oferecidos quando eu aceito um planfeto a única coisa que eu estou fazendo é gerar lixo... no ato de pegar aquele simples planfeto eu transformo um serviço em refugo, em lixo, e automaticamente estou aumentando minha emissão de carbono, ao enviar mais material aos aterros. Pensem nisso.
Eu me empolguei na defesa do meio ambiente, mas nada disso foge à mensagem do livro do Al Gore... Tudo o que precisamos para fazer um mundo melhor é conscientização... Educação ambiental... assim, começando por nós e depois passando às futuras gerações, não vamos mais jogar lixo nas ruas - mesmo que seja só um papelzinho, vamos separar os materiais recicláveis, reutilizar o que puder ser reutilizado. O que não quisermos mais ou que entulha nossas casas e guarda roupas vamos doar aos que precisam e que tem menos que a gente. Vamos, acima de tudo, educar nossos filhos, sobrinhos, netos e todas as nossas crianças para que eles aprendam a valorizar mais nosso querido Planeta... assim faremos nossa parte nesta luta pela sobrevivência, e mesmo parecendo pouco, se cada um de nós tiver apenas um gesto de boa vontade, juntos seremos milhares de gestos... e com certeza causaremos um impacto positivo...

beijos e até depois com mais posts....

2 comentários:

Vivi disse...

Parece ser um assunto que não se esgota, não é mesmo. Livros como esse são como um despertar das consciências cauterizadas. Tomara que seja!

Beijocas

Anônimo disse...

Parece uma leitura deliciosa, e que planta aquela sementinha: toda vez que for jogar um papel no chão, vai "ouvir" uma voz falando, srsrsrs...
Acho que incentivos assim sempre são bem vindos..

Beijos