Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

DL maio - Em Nome de Sua Majestade - Ivan Sant'Anna

Boa tarde... Este é meu terceiro livro para o DL de maio, cujo tema são livro reportagens. Eu protelei um pouco para ler este livro do Ivan, não por não gostar do autor, ao contrário, sempre me envolvo muito em seus livros... Mas foi justamente por me envolver que acabei deixando de lado... mas, aproveitei o mês do DL para ler...


O livro fala da execução do brasileiro Jean Charles, no metrô de Londres, em 2005. Eu me envolvi mais com o livro, com os detalhes e a primazia da pesquisa feita pelo autor, porque em 2005 eu estava na Inglaterra, vivi a tensão e o terror dos atentados nos metrôs e outros que foram bem menos divulgados aqui no Brasil por não terem feito vitímas fatais. Eu me lembro claramente uma sexta feira de julho, poucos dias depois do atentado em Londres, dia 25 de Julho, eu peguei o trem em Manchester onde eu morava para ir visitar um amigo em Bristol. E quando chegamos a Birmighan, a cidade industrial da época da Inglaterra, o trem parou, os vagões encheram de policiais e bombeiros, e todos foram evacuados calmamente, e conforme descíamos para a plataforma alguns políciais nos rastreavam com aqueles sensores de metais portáteis. Na minha vez eu perguntei o que estava acontecendo, porque tínhamos parado. O Policial me informou que tinha uma bomba colocada nas linhas dos trens, e que não poderíamos continuar a viagem tão cedo, pois estavam cuidando do caso. Foi aterrorizante. Imagina saber que tem uma bomba, que pode causar um estrago de proporções enormes e tirar muitas vidas, colocada a poucos metros da estação e que seu trem poderia ter passado sobre ela? Eu tive uma chance, os policiais foram solidarios comigo e prestativos. Mas o Jean Charles não teve a mesma sorte. E eu acredito mesmo que ele não tenha sido abordado e não tenha tido chance de falar nada  e tampouco dizer que não era um terrorista, apenas mais um brasileiro em um mar de brasileiros querendo melhorar de vida. Acredito nisso, nessa injustiça, porque apesar de muitos dos crimes que aconteciam (e ainda devem acontecer) na Inglaterra serem prepertados pelos próprios cidadões ingleses, a culpa sempre caiu (e acho que ainda deve cair) no estrangeiro.
Fui assaltada na Inglaterra, entraram na casa onde eu vivia com mais 2 moças, coisa que aqui no Brasil, em São Paulo, nunca aconteceu. Quem nos assaltou foi sim um descendente de paquistanês, mas cidadão Inglês. E se eles colocam tantos empencilhos para o Brasileiro poder visitar, estudar, viver no país, porque não fazem uma avaliação melhor de seus próprios cidadões?
Desculpe o momento indignação... voltando ao livro... É um relato real da crueldade que foi a morte do Jean Charles, e da forma como a alta cúpula policial da Inglaterra tentou esconder isso e transformar uma vítima em um meliante, que reagia à polícia. A pesquisa  do Ivan para a realização do livro é precisa, bem feita, emocionante. Recomento a todos que leiam. Eu chorei, talvez por ter passado perto do terror de um atentado, coisa que raramente vemos no Brasil - que é sim um país maravilhos, a despeito de todos seus defeitos... Mas acho que não tem como não se emocionar lendo este livro. É capaz de vocês também se envolverem.... 5 estrelas.

Beijos e até amanhã com mais livros...

2 comentários:

Natallie disse...

Valeu a indicação. O título é bastante irônico, não?

Vivi disse...

Há livros que nos impactam pelo tanto que parecemos vivenciá-los, né? Excelente resenha. Dica anotada!

Bjs