Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tecendo Vidas - Jennifer Chiaverini

Olá... hoje eu peguei um livro de seleções para ler, aqueles do tipo que é uma coletânea de livros, normalmente  quatro livros, o que é muito bom para quem adora ler e está sem livros... Eu estava com este exemplar comigo a algum tempo, e o último livro, Tecendo Vidas, me chamou a atenção. Pensei que poderia ser algum thriller policial, porque me lembrei do filme com o mesmo nome, mas não, é um romance, muito gostoso e fácil de ler, por sinal.
A imagem da capa não está muito boa, minha camera acoplada ao netbook não sei porque cargas d´água parou de funcionar... aliás, nem consigo encontrá-la como um dispositivo. Então, eu peguei a miniatura da capa do seleções e cortei a capa do quarto livro...

Quando eu li a sinopse, fiquei super curiosa para conhecer Elm Creek. E tem o lado de que eu adoro histórias em que existem grupos de amigas trabalhando juntas (tipo clubes do livro ou do biscoito) e neste livro temos um grupo de amigas, mulheres de diferentes idades, tipos, classes sociais, etc. se reúnem para cultivar e passar para frente a arte do quilt, que nada mais é que as famosas colchas de retalho. Acho que as moças das gerações mais novas talvez não tiveram seu quilt, eu tive uma, quando pequena, que minha avó bordou para mim, e depois quando estava na pré adolescência, minha tia me fez outra colcha, com retalhos coloridos de flanela. Esses quilts, não importa a técnica  utilizada para confeccioná-los, são sempre uma mostra de carinho, de querer bem. Eu me sentida confortada sempre que me enrolava em uma destas mantas e creio que quando tiver filhos vou me esforçar para aprender a costurar para que eles tenham seu prórpio quilt. Mas, voltando ao livro... A história pode ser descrita como uma colcha de retalhos por si só, pois os relacionamentos são costurados, remendados e algumas vezes consertados com as amizades, assim como os quilts que as mulheres fazem. Temos várias histórias entrelaçadas, cunhadas que não se falam por décadas e se reencontram, mãe e filha com um relacionamento conturbado, adolescente que não quer seguir os passos que a mãe traçou para ela, pais empenhados em conquistar uma rampa de skate  para o filho problemático, uma filha esquecida e ignorada de um ex combatente do vietnã, traição virtual, entre outras coisas. E assim, passando de história para história eu me vi sendo entrelaçada junto com as vidas dessas pessoas, com amor, desengano, cor e dor.... Achei lindo o livro, bem escrito e apesar de ser de outra época e outro lugar, é bem atual e poderia ter sido aqui, em São Paulo.
Se tiverem a oportunidade, leiam, acho que vão se emocionar como eu me emocionei.

Beijos e até mais...

Nenhum comentário: