Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desafio Literário Setembro - Anarquistas, graças a Deus - Zélia Gattai

Boa noite... eu precisei mudar um pouco minha lista de livros para setembro, mas por uma boa causa... como estou coletando livros para a biblioteca da creche hoje pela manhã uma vizinha me trouxe alguns livros para doar, e quando eu estava empacotando junto com os outros que já estão na caixa, fui - lógico - lendo os títulos e colocando de lado por temas ou idade... Assim, me deparei com três livros que eu ainda não havia lido, um deles este - Anarquistas, graças a Deus - da Zélia Gattai. Incrivelmente eu não me lembro de ter lido nada antes desta autora, mas gostei deste livro, muito.


Talvez tenha me chamado a atenção pelo livro ser uma espécie de autobiografia, já que fala sobre a infância da autora, em São Paulo na década de 20... com todo o glamour de quem conheceu a Alameda Santos e a Avenida Paulista naquela época, com suas mansões fervilhantes e toda a alta cúpula da sociedade paulistana.
Como eu também sou descendente de italianos - aliás, coisa fácil achar italianinhos em SP, né? - eu comecei a imaginar que a história dela e de sua família poderia ser muito parecida com a própria história de minha família, de meus avós, com a única diferença que meus avós foram se instalar no Paraná (terra que eu adoro!).
O livro é delicioso... é como uma série de contos, da forma como foi escrito, fácil e rápido de ler... tem algumas passagens engraçadas, outras emocionantes, é um tanto nostálgico, mas de uma nostalgia doce e terna. Entre a história da família fica a mensagem dos valores cultivados naquela época - e que em minha opinião mudaram muito (e algumas vezes para pior!) com o tempo.
Eu que adoro São Paulo, que sinto que devo ter vivido por aqui todas as minhas vidas... risos... gostei muito de ler sobre uma cidade que já não existe, mas que deixou sombras e remanescências sobre a nossa São Paulo de hoje em dia... Recomendo com certeza... Leiam, se emocionem e, para os que ainda não conhecem, fica ai um gostinho de como foi São Paulo e que com sorte podemos reviver ao visitar os museus da Av Paulista, como a Casa das Rosas, ou os inúmeros monumentos do Centro - Pátio do Colégio e a Biblioteca Mário de Andrade, por exemplo...
Beijos e até depois, com mais...

4 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Shirlei existe uma mini-série deste livro. É muito legal vale uma conferida pois a reconstiuição de época é perfeita!
abs
Jussara

24por7 disse...

Eu li esse livro ha trocentos anos atrás... não me lembro mais dos detalhes, mas gostei bastante do jeito dela escrever.
Hum... por curiosidade... qual a média de livros que vc lê num mês????
Bjs

Unknown disse...

oi Dani, obrigada pela visita...
em um mês eu leio em média de 15 a 30 livros, sempre quero ler mais, mas depende dos fatores externos, nem sempre é possível, mas a média é um livro a cada dois dias... máximo... :-) Bjs!!

Vivi disse...

Não é a primeira vez que leio algo de bom sobre livro. Ei, tenho encontrado dicas valiosas por aqui. Thanks.