Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Desafio literário abril - O Doador - Lois Lowry


Boa noite... hoje eu não tive tempo para ler, então resolvi pegar mais um da minha lista do DL, o mais fino, para começar e me ajudar a relaxar para dormir... quem me dera... o livro é maravilhoso, ganha 5 estrelas fácil e já entrou nos meus favoritos... O Doador, de Lois Lowry.



Não consegui soltar do livro antes de acabar, e li super rápido, até para os meus padrões... acabei a leitura em pouco mais de uma hora, e não sem prestar muita atenção, e até reler algumas partes... Me apaixonei pelo Jonas...Ele é lindo, tão ingênuo no começo e depois tão certo daquilo que ele acredita, que não há como não gostar.
Neste livro todos vivem em uma sociedade perfeita, monocromática. Não há sentimentos, não há vontade própria, não há emoções e não há contato humano... imagina uma sociedade sem sexo - mas que funciona perfeitamente, pois algumas mulheres são prédeterminadas a serem as genitoras de todos. Nesta sociedade todos seguem a mesma regra, e a cada ano que passa, no aniversário de todos - pois todos mudam de idade no mesmo dia do ano - alguma coisa é modificada na vida da criança, seja ganhar um bicho de pelúcia quando é bebê, até ter sua própria bicicleta quando se é pré adolescente. Ninguém pode mentir, não há desperdicio, ninguém retira nada de ninguém, e não há cores. Não que elas não existam, mas as pessoas foram condicionadas a não verem. E quando alguém não se adapta a esta sociedade é enviada a uma outra comunidade. É feita uma viagem. Ah, não há gêmeos, quando aparece um caso assim eles escolhem a criança mais apta a viver nesta comunidade e a outra faz a viagem.
Pois bem, é nesta sociedade que conhecemos Jonas. E no dia do aniversário que determina o que ele vai fazer o resto da vida ele recebe a designação de ser o receptor - e no futuro - o próximo doador. Pois há apenas um doador em toda a sociedade.
Aí entra a curiosidade, doador de quê? De memórias, de sentimentos. Jonas então começa a perceber que a sociedade e a vida não é a perfeição que ele sempre acreditou. E que as lembranças podem ser doloridas se elas não forem repartidas. O livro é lindo... posso falar dele aqui até amanhã, mas precisa ler para entender e sentir... recomendo a todos que o leiam, pois é ótimo e é uma obra tocante e emocionante.
Leiam e depois me digam qual a impressão de vocês...

Beijos e até amanhã, com outro post...

4 comentários:

Anônimo disse...

Shirlei,
Nossa!! mas eu acho seu blog uma gracinha!!!! Que livro, hein? Adorei!!! Eu estou lendo Yargo para o DL e vai por este lado tambem, ainda nao postei a resenha, depois vai la' ler. Beijos

Lígia disse...

Eu li esse livro faz uns anos em inglês, nem sabia que tinham lançado aqui no Brasil (eu quero!).
Não me lembro com tanta clareza da história em si, mas sei que amei o livro. Ótima escolha :D

Beijos

amgmontavon disse...

Ótima resenha e dica.

Mais um que eu não conhecia, mas a descrição me lembrou um pouco o livro que li.

Abraços!

Vivi disse...

Tem a cara de ser interessante. O conteúdo me parece bem reflexivo.

Beijocas
Vivi