Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Desafio literário Abril - Lugar Nenhum - Neil Gaiman

Boa noite... hoje eu acordei cedo e não tinha nada programado, então peguei meu livro Lugar Nenhum, do Neil Gaiman e resolvi ler. Quem me conhece bem sabe que eu tenho vários livros do dia... risos... eu normalmente tenho um livro que começo a ler pela manhã, pois meu humor de manhã é um tanto mais proativo... Tenho outro livro que leio à tarde, depois do almoço até o por do sol, porque a tarde sou mais preguiçosa e nem sempre o livro da manhã serve para este período... tenho um livro para a noite, que leio sentada no sofá enquanto meu marido assiste ao jornal, jogo, filme... ou apenas joga playstation... e este livro não pode ser muito absorvedor, para que eu possa ao mesmo tempo ler e conversar e ver o que se passa a meu redor... e tenho um livro para eu ler antes de dormir, na cama...
Sabedores vocês dessa minha característica tenho que dizer que este livro foi realmente o livro do dia, de todos os momentos do dia... Não consegui mais parar... é um livro maravilhoso...



Eu só tinha lido Coraline do Gaiman, apesar de ter assitido a várias séries e filmes escritos por ele. Adorei Coraline, mas, quando comecei a ler Lugar Nenhum foi ótimo. Me apaixonei pelo Richard e pela Door, e pelos falantes de ratês, pela Hunter... até pela Londres de baixo... o pior, é enquanto eu lia eu ficava imaginando todos os lugares e estações que eles falavam... eu já estive em Londres e acho que minha reação era tal como a do Richard ao pensar: Nossa, mas não existe esta estação de metrô na linha central! ou Não tem estação de metrô ou trem que chegue no teatro municipal... Mas isso porque eu, como o Richard do começo do livro, só conhecíamos a Londres de cima, e não a Londres de baixo, onde estas coisas e outras ainda mais diferentes existem sim.... e cuidado, porque tem coisas que seria melhor que não existissem....
Fiquei pensando durante a leitura do livro e depois de acabar... antes de escrever este post eu fui tomar banho, e embaixo da água do chuveiro eu continuei pensando na mensagem que Gaiman passa para a gente neste livro. É emocionante, lindo e profundo. Posso apenas dizer que eu sofri com a perda da Door, com a confusão na vida do Richard, com a pobre Aneasthesia com medo de atravessar a ponte para o mercado flutuante... os personagens são perfeitos, como os personagens devem ser... E de novo... temos que ter certeza do que queremos, porque uma hora ou outra conseguimos, e não é sempre que podemos mudar de idéia...
E sendo eu como eu sou... lógico que depois, e até agora, não poderia deixar de pensar que se existe uma Londres de baixo, será que não existe também uma São Paulo de baixo? E se existir, que tipo será de "pessoas" que vivem ali?
Leiam... recomendadissímo!!

Beijos e até segunda... amanhã é dia de descanso... e de pensar... risos...

2 comentários:

Isis Silva disse...

Amiga amei a resenha...
Beijos e um bom domingo, e bom descanso.

Vivi disse...

Já li o livro. Òtimo que tenhas gostada e retirado uma mensagem de vida para si.

Beijocas