Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

DL Junho - Operação Cavalo de Tróia 8 - Jordão - J.J.Benitez

Bom dia... eu pensei muito antes de colocar aqui no blog minha resenha sobre os livros que li este mês da série Operação Cavalo de Tróia... primeiro porque é um livro polêmico, e sei que muitas pessoas detestaram, acharam maçantes e tudo mais... segundo porque o tema do livro, por trás da viagem no tempo, é Jesus - a vida de Jesus, no caso o que não está na Biblia, e muitas vezes - durante todos os livros da série - muito diferente dos evangelhos... e Terceiro porque eu sou suspeita, porque gosto muito de Benitez e amei os sete livros anteriores... mas, enfim... vou fazer uma resenha rápida...





Vai ficar díficil para quem nunca leu os livros da série entender como chegamos a este ponto, mas a série conta a história de que em 1976 a CIA e o exército americano desenvolveram uma forma de se viajar - fisicamente - no tempo, com uma nave de alta tecnologia batizada de Berço. Por votação, escolheram voltar - na primeira viagem que fizeram - aos últimos dias de Jesus vivo, antes da crucificação, para conhecer quem seria este personagem. Para isso foram altamente treinados - em liguagens antigas e tudo o mais - dois membros da CIA - um major, que nos conta a história, conhecido como Jasão - e um engenheiro, "irmão" de viagem do major, conhecido como Eliseu.
depois da primeira viagem e de terem voltado ao presente, os comandantes da CIA resolveram que eles voltassem novamente no tempo, mas agora para o momento da ressurreição de Jesus, e vivenciar o que aconteceu depois e se realmente aconteceu como contado na Biblia. Aliás, o objetivo sempre foi comparar o que eles vivenciariam na viagem com o que foi contado pelos Apóstolos.
Na segunda viagem Jasão e Eliseu descobriram que a viagem no tempo estava comprometendo sua saúde e então decidiram se rebelar e fazer uma viagem dentro da viagem, para anos atrás, para antes de começar a vida pública de pregação de Jesus.
Pronto.. neste livro eles já estão na terceira viagem no tempo e Jasão quer descobrir quem foi João Evangelhista, o anunciador, primo de Jesus, que de acordo com a Biblia ajudou o Mestre na sua missão na Terra.
Aí começa a polêmica... eu tenho dúvidas que o livro seja só ficção - por vários motivos, por eu acreditar que somos capazes de desenvolver tecnologia deste tipo, por sempre ter qestionado a Biblia - sim, eu já li a Biblia toda, então me reservo o direito de discordar... - por gostar muito mais da imagem de um Jesus humano e por muitas das coisas que Benitez escreveu neste e nos livros anteriores baterem com meus pensamentos...
Não é fácil descrever estes livros, como já tinha dito no inicio... mas em Jordão, o oitavo, fiquei mesmo como refém da "imaginação" e surpresas narradas pelo Major... será que o suposto batismo de Jesus aconteceu como dizem os apóstolos? ou como é narrado no livro? E Jesus não foi ao deserto por 40 dias, ele foi trabalhar em uma plantação de oliveiras... e fez um de seus primeiros - e não contados - "milagres" - ele e sua gente, como ele mesmo dizia... não houve tentação pelo diabo... aliás, nem existe o diabo... Eu acredito nisto... mas, como disse, para alguns o livro é fantasioso, para alguns é ficção pura e outros vão se revoltar...
Então não leiam o livro, a série toda na verdade, se não estiverem dispostos a questionar...
Beijos e até mais...

Nenhum comentário: