Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dl Setembro - O Vencedor está só - Paulo Coelho

Boa tarde... depois de alguns escritores paulistas / paulistanos neste mês, resolvi agora ler um carioca, velho conhecido meu... Paulo Coelho.




Eu gostei da capa do livro, e é meu primeiro livro do Paulo que é capa dura... :-)
Tenho que confessar que Paulo Coelho não é meu autor favorito, e até ele sabe disso, porque teve uma época, a alguns (muitos...rs...) anos atrás que nós trocavámos e-mails... mas isso foi bem antes dele fazer todo o sucesso que faz hoje em dia, antes de ser da Academia... Mas, mesmo ele não sendo meu autor favorito eu gosto de ler seus livros, porque geralmente eu não fico no meio termo, ou gosto ou não gosto...
Tenho que dizer que gostei deste, a leitura é até rápida, mesmo com o fim de semana, onde sou proibida de me afundar em livros, eu consegui ler tranquilamente o livro. Talvez tenha detalhes demais de algumas coisas que não são muito relevantes para a história, mas tirando isso o tema em si é muito bom.
A história é sobre nossa sociedade, onde a maior parte da população mundial é regida pelo consumismo... Vemos garotas morrendo devido à doenças como anorexia e bulimia apenas para ficarem magras como dita a moda, vemos homens e mulheres que trabalham dia e noite para cada vez mais ganhar mais dinheiro, deixando filhos, esposas e maridos abandonados, sem se saberem amados... Vemos homens, mulheres, crianças, todas as idades, no ritmo frenético de comprar produtos de marca: a calça jeans anunciada por fulano, camisas e saias que custam o salário de um trabalhador braçal, bolsas e sapatos que são até mais caras que isto, encharpes que valem o mesmo que uma cesta básica... e tudo porque? apenas para mostrarem-se, como se roupas e acessórios da moda, de marca fossem os determinantes para se ter uma vida bem sucedida...
Neste livro a história se passa em torno do sucesso - afinal estamos falando do festival de Cannes - mas como o título mesmo diz: o vencedor está só... Então, será que vale a pena ter tudo e não ter ninguém? Lembrem-se do famoso Conto de Natal, de Dickens, onde no fim da vida todos nós prestamos contas... e nem todos teremos a chance de ser visitados pelos espíritos dos natais passados, presentes e futuros...
Leiam o livro, vale a pena...

Beijos e até mais...

Um comentário:

Vivi disse...

Cara, não curto PC. Chato isso, mas não dá. Mas que bom que gostou.