Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desafio Literário Setembro - Antes do Baile Verde - Lygia Fagundes Telles

Boa tarde! Hoje começa o mês de Setembro... mês da Primavera e do desafio literário de autores regionais... :-)
Como todos os autores brasileiros são regionais de algum lugar... risos... eu escolhi autores da região sudeste, que é minha região nativa... e como sou de São Paulo, escolhi a maior parte dos livros deste mês de autores de SP também, mas isso não excluiu outros autores - do Rio de Janeiro e do Espirito Santo.

Começo o mês com uma velha conhecida minha, uma das minhas autoras favoritas de contos e crônicas (ok, contos é apenas em novembro no DL, mas eu tenho muitos livros de contos que estou guardando para ler em novembro, assim...) Comecei com Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles


A minha edição do livro não tem esta capa, porque foi uma edição que os professores do estado ganharam e eu troquei com uma amiga professora... mas, o texto é o mesmo, integral...
Ler os contos da Lygia é como reencontrar velhos amigos, que não se vê a muito tempo... alguns dos contos desta coletânea eu já conhecia, mas isso não me impediu de admirá-los novamente.
A leitura é tão leve e cativante que em poucas horas eu já tinha lido todos e estava relendo os que foram os meus favoritos... s4e é que é possível ter favoritos em meio a tantas pérolas...
A curiosidade desta coletânea é o fato de em todas as histórias ter algo de verde... um anjo, uma fotografia, um objeto, um baile de carnaval, uma fantasia, lantejoulas, esmalte... e lógico que isso dá o tom e o título do livro... O que eu gosto na Lygia também é a irreverência e o final das histórias, a casualidade com que ela descreve uma simples cena, um dialogo... é ótimo... sem contar que sempre podemos esperar pelos anões... risos...
Recomendo que leiam... vocês vão adorar...

Beijos e até mais...

5 comentários:

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Sheyla, nunca li nada da Lygia, mas você conseguiu me convencer.

Grata pela dica e muito obrigada por fazer menção ao meu livro de poesia Re(cantos) de Mim.

beijo enorme pra ti!
BOa noite

Unknown disse...

oi Lu, vale a pena msm ler a Lygia... adoro os livros dela...
Disponha, se tiver outros livros eu aceito de presente para ler e comentar... risos...
Bjs e se cuida

Shirlei

Natallie disse...

Muito boa essa dica, valeu :)

Mas tenho uma pergunta: você está lendo 4 livros pro desafio??????????????

24por7 disse...

Lygia Diiiiiiiiiiiiva!!!!
:)
Bjs

Vivi disse...

Preciso conhecer a autora. Shame on me. Beijocas