Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Desafio LIterário Agosto - Noite na Taverna - Alvares de Azevedo

Boa noite... Hoje eu peguei para ler outro clássico... este foi um dos que eu teria que ter lido na adolescência, mas não sei porque não gostei dele na época e nem peguei para ler... Mas, até que foi bom, porque acho que se o tivesse lido talvez não tivesse aproveitado tanto como hoje...


A minha cópia do livro está comigo a alguns anos já, mas tenho que confessar que tive que procurar entre outros livros nas minhas pilhas de livros guardados, esperando um dia de folga para serem organizados, e vergonhosamente tive que limpar a poeira que tinha em sua capa... Mas, o engraçado foi que ao limpar a poeira eu meio que me vi transportada no tempo e era de novo uma adolescente (de óculos e aparelho, como alguma heroína de livros teen)... nem me preocupei com o fato de estar no meu "depósito" de livros empoeirado... como se estivesse em um bom sebo me sentei em uma banqueta e já ali, entre tantos outros amigos livros, comecei a folhear e ler este que a tempos me aguardava... E acreditem ou não, me perdi em suas páginas... a leitura mostrou-se rápida e divertida, a parte os termos da linguagem usada no século XIX.
A história é como diz o título, uma Noite na Taverna... cinco amigos se encontram para beber e começam a falar sobre temas e histórias que versam sobre amor, incesto, necrofilia, sexo, devassitão, religião, filosofia, vida, imortalidade... e tudo isso entre um copo e outro...
Adorei o livro... acho que todos devem le-lo... mas, temo dizer que alguns podem acha-lo pesado e outros podem não compreende-lo... mas se for este o caso, espere algum tempo... dê a si mesmo e à história alguns meses, anos até, para se ambientarem e amadurecerem... e então leiam novamente... creio que irão gostar...
Beijos e até mais com outros livros...

3 comentários:

Vivi disse...

Li-o há muito tempo. Lembro-me de que gostei. Bjs

Freya disse...

Excelente escolha.. eu sempre fui fã de Álvares de Azevedo...
Beijos

Anônimo disse...

Gostei muito da sua resenha, ja' li algumas poesias de Alvares de Azevedo para a escola. Beijos