Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desafio Literário Agosto - Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro Vasconcelos

Bom dia... Comecei o mês lendo um dos clássicos para o desafio do DL... eu já li muitos dos clássicos e alguns eu reli algumas vezes, mas apesar de já ter assistido ao filme do meu pé de laranja lima e até a peça de teatro, ainda não tinha tido o prazer de ler o livro... e olha que eu gosto muito do estilo de escrita do José Mauro... enfim, li e amei...






Chorei muito na leitura do livro, mais do que eu havia chorado assistindo ao filme... até solucei, foi dramático, tanto que meu marido tirou o livro das minhas mãos e não me deixou le-lo todo ontem, como eu pretendia... e ainda me deu uma bronca! Disse que não sabe porque eu ainda leio estes livros que me emocionam, me fazendo chorar... Mas eu sei porque... é porque livros como este do José Mauro nos faz voltar no tempo... e as coisas que ele escreve podem ser reais, não apenas imaginação de alguém sonhador...
Meu Pé de Laranja Lima é a descrição da visão de uma criança do que é a infância.... feliz, conturbada, complicada, da forma que somente uma criança pode ver e sentir... e por isso é tão envolvente e tão marcante... Eu já gostava do pequeno Zezé e do Portuga antes de ler o livro, pelas lembranças que eu tinha do filme, mas agora eles e sua história estão definitivamente gravados em meu coração e minha alma, assim como o pequeno pé de laranja lima, é claro...
E lendo o livro eu lembrei também de minha infância... e mesmo tendo momentos de extrema tristeza - com a passagem de minha avó paterna, por exemplo - eu fui sortuda em ter tido uma infância rara hoje em dia - com passeios aos sítios de amigos e parentes, subindo em árvores, escalando montanhas, tomando banho em cachoeiras e lagoinhas... Posso dizer que assim como o pequeno Zezé eu aproveitei minha infância...
Este livro é para os que tiveram uma infância agitada e descomplicada ao ar livre, no campo ou na cidade... também para os que não tiveram tantas oportunidades de se divertir quando criança e aprenderam depois e é uma ótima leitura para quem ainda está crescendo... Ou seja, bom para todos, sem exceção...

Beijos e até mais com outros livros...

4 comentários:

Lully's disse...

É mágico quando um livro nos faz chorar, pelo menos na minha opinião. É como se nos fundíssemos na história, mais ainda!
Então que bom que você chorou!
beijão

DL disse...

Leitura marcante tem dessas coisas. E vale chorar. Faz um bem enorme.

Beijocas

Anônimo disse...

também li esse mas em janeiro, para o tema livros infantis. é um pouco traumatizante. :oD

Elaine Maciel disse...

Shirlei,

Também me emocionei muito ao ler o livro, teve horas de eu não me conter até dentro do ônibus(rs). Enfim, se o livro não te atinge assim tão "por dentro" acaba sendo mais um, sem sal, sem graça! O autor com certeza conseguiu seu objetivo, nos tocar profundamente...

Bjs