Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Desafio Literário Junho - O Beijo no Asfalto - Nelson Rodrigues

Como a telefônica não arruma meu speedy e eu não tenho outra opção a não ser vir na lan house do bairro, que tem computadores do século passado e internet tão lenta que rivaliza com a discada... eu estou sendo obrigada e fazer resenhas curtas e sucintas... ao contrário do meu normal...
E não estranhem eu estar enviando poucas postagens, eu continuo lendo, mas sem ter como postar... vou fazer um resumão da semana e fazer um post na sexta feira... uma meta nova, para uma situação nova...

Hoje vou postar outro do DL, para não ficar muito atrasada... O Beijo no Asfalto, de NelsonRodrigues...





Gosto muito de Nelson Rodrigues, mas ainda não tinha lido nenhuma peça, apenas assistia a elas nos teatros quando eu era mais nova, pois meu pai era um fã ardoroso. Então, para meu primeiro contato literário com este ícone aceitei uma das sugestões do DL e peguei o Beijo no Asfalto, valeu a pena.
O livro mostra como a sociedade a poucas décadas atrás podia ser puritana e injusta, não que hoje em dia não seja, pois acho que o preconceito não deixou de existir, apenas foi escondido atrás de muros de educação e polidez, que em alguns casos escapa e atinge alguns de nós. E esse preconceito, demonstrado através da peça do Nelson na forma de um beijo, um pedido de um homem moribundo que está estendido no asfalto a outro que resolve atender o último pedido e por causa disso é difamado, escorraçado e reprimido socialmente. Na época, como agora, as questões sexuais afetavam muito as pessoas, tanto que muitos viviam reprimidos e escondidos. Hoje temos mais que os bloqueios sexuais, temos a industria da moda que determina como deve ser o corpo perfeito, e faz com que  muitos adoeçam e até morram na busca da "beleza", temos o preconceito racial e de credos, que causou tantas mortes e terror no holocausto, e ainda mata nas guerras "santas" e ainda temos o preconceito sexual, como na peça.
Os anos passam, mas o ser humano continua o mesmo, e eu creio que muito do preconceito e discriminação seja aprendido, assim, se formos igualitarios, tolerantes e solidários nossos herdeiros assim o serão. Familia e educação em casa é a base da sociedade. Foi no passado, ainda o é hoje em dia e será no futuro. Não há dúvida. Façamos a nossa parte.

Beijos e até mais...

3 comentários:

Mônica disse...

Também nunca li nada de Nelson Rodrigues, apesar de já ter assistido algumas de suas peças. Esta que você escolheu, eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha assistido. Os temas abordados por este escritor são muito fortes e a questão sexual são muito presentes em seus trabalhos, e seus comentários me deixaram com vontade de ler alguma coisa dele.

Mônica disse...

Puxa, você escolheu bem! Nelson rodrigues é um excelente dramaturgo e é nosso! Conheço a história desta peça, mas não a li.

Vivi disse...

A leitura ensejou análise profundas, hein? Gostei! Beijocas