Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Desafio Literário Junho - Esperando Godot - Samuel Beckett

Boa tarde...

ainda estou sem net, então, pra não gastar muito na lan house, porque tenho que ver meus e-mails e responder algumas mensagens, vou fazer uma resenha rápida... quando voltar a net eu atualizo e edito, aumento um pouco.. risos...

 Nessa peça onde duas figuras, que podem ser homens ou mulheres, que estão em uma ilha - ao que eu entendi - esperando godot. Na minha visão o livro representa a insatisfação do ser humano... e pode ser o espelho de muitas pessoas que eu - e garanto - outros conhecem, que nunca estão satisfeitos com o presente, nem tampouco com o que possuem... nada é suficiente, e estas pessoas não percebem quando a felicidade - a sorte, a fortuna, ou seja o que for - bate à sua porta, pois estão sempre esperando... e nesta peça esperam Godot, que não sabemos quem - ou o que - é, e que nunca chega, nunca aparece. Algumas pessoas disseram que Godot é a representação da morte, e que essas duas figuras esperam a morte, em meio à conversas incompreensíveis - algumas sobre meias e pedras no sapato - mas Godot pode ser um amor, um amigo, uma circustância... Acho que esse livro é bom para refletirmos e vermos que devemos nos satisfazer com o que temos, aproveitar os momentos e usufruir a vida, pois se ficarmos sempre à espera de algo mais - mais dinheiro, mais tempo, mais amigos, mais romance - para vivermos nunca seremos felizes e nunca estaremos satisfeitos. Esperando Godot representa essa insatisfação. Só.

Beijos e até mais, com mais... espero eu... :-)

3 comentários:

Anônimo disse...

Shirlei,

esta e' a segunda resenha que leio sobre este livro, e e' assim meio metaforico o que pode ser Godot ou quem e' Godot. Achei uma perspectiva bem interessante! Beijos, mais uma boa escolha

Vivi disse...

Discurso profundo. Lembrou-me a palavra comodismo...beijocas!

Ana O. disse...

Quem não vê perspectiva na vida, sempre fica a espera de um salvador, os dias passam, eles continuam esperando que alguém mude suas vidas. Godot, é God (Deus em inglês), queremos que Deus nos guie, isso nos prende ao mesmo lugar, não temos confiança que nós mesmos podemos mudar nossa condição de vida e nossa história. Esta é uma das mensagens de Beckett. Ótima escolha!