Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desafio Literário Março - O Guarani - José de Alencar

Olá... estou quase acabando de ler e colocar em dia os livros dos meses passados do Desafio Literário 2011... aí eu poderei começar a ler os livros do mês... e estou ansiosa por abril, ficção científica... huuummmm....
Ontem, domingo, eu li mais uma obra épica... desta vez foi O Guarani, de José de Alencar...

Eu vou ser sincera e dizer que gostei mais de Iracema, apesar de algumas pessoas acharem os dois muito parecidos... achei O Guarani muito triste... até chorei... risos... meu marido vive dizendo que sou uma manteiga derretida, e que é apenas um livro... mas ler livros brasileiros, ainda mais da época em que Portugal, mesmo sendo nosso colonizador, ainda era dependente da Espanha, mexe muito comigo... sei lá, minha imaginação fértil faz com que eu me coloque lá, na época da colonização e eu sinto muita empatia por aqueles que viveram histórias parecidas com esta, do guarani...
Para quem nunca leu este livro, a história básica é um romeu e julieta brasileiro... um índio guarani, Peri, é apaixonado por uma mulher branca - não índia, Cecília - Ceci, e a família dela é contra o romance.
Mas o livro não é apenas sobre o romance de Peri e Ceci, fala também de tribos indigenas,, portugueses ilustres, mercenários... é uma história que se passa ás margens do afluente do rio Paraíba. O tom mais triste do romance é que Peri salvou Ceci uma vez da morte, e se apaixonou, mas ela o vê como um amigo querido, um irmão...
O livro também fala dos índios aimorés, canibais, que tiveram uma de suas índias mortas por Diogo, irmão de Cecília. Esta depois é ameaçada pelos índios, e novamente salva por Peri, que também mata alguns deles para salvá-la... mas depois disso também é perseguido por eles... Durante a história os índios aimorés começam a ganhar terreno e vencer, pois estão em número maior...
aí começa a parte triste e shakesperiana do livro... Peri toma veneno, pois sabendo que os índios aimorés são canibais e costumam devorar suas vítimas, pensa que quando o pegarem e forem se alimentar de suas carnes serão envenenados e morrerão... Mas, Álvaro, o salva na batalha e depois saem juntos pela floresta para procurar o antídoto... As batalhas continuam, muitos morrem, alguns se suicidam... então, quando não há mais chance deles escaparem dos  aimorés, o pai de Cecília pede a Peri que fuja e a leve com ele, para salvá-la, e quando eles saem ele bota fogo na casa, matando todos que lá estão, índios e portugueses...
Peri e Ceci vão para  selva, correm floresta adentro... e, fim... que não vou contar... mas é um final bem triste... (lembram-se de roomeu e julieta? então...)
A leitura é dificil para quem não está acostumado com frases longas e palavras rebuscadas...  o livro é bem detalhista, alguns cansam dele por causa disso... mas eu gostei da história... parecia estar vendo um filme...
Mesmo sabendo que o final seria triste, pois era a tendência dos romances daquela época, me emocionei bastante com a saga de Peri, seu amor por Ceci, sua fibra e bravura... Poucos fariam o que ele fez, sacrificando-se em prol dos seres amados... é uma história linda e comovente... com certeza todos os brasileiros deveriam ler... e se você já tentou e não gostou, dê uma nova chance a ele, tente ler com outros olhos... quem sabe desta vez você também não se emocione?

Beijos e até depois com mais um post...

Nenhum comentário: