Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desafio Literário Fevereiro - Together Alone - Ron Falconer

Boa noite... tudo bem? Eu recebo periodicamente uma porção de livros de presente de um grande amigo sueco, o Lars... e como não poderia deixar de ser, em inglês... ele já me mandou  um ou dois em sueco, mas eu o xinguei, daí ele só manda agora em inglês... risos...
Eu tenho este livro já a algum tempo, mas como se tratava de memórias, e eu prefiro ficção, deixei de lado... mas, combina direitinho com o tema de março... e apesar de eu ainda estar atrasada estou aos poucos entrando em dia com minhas leituras... risos... Pelo menos o mês de março eu já li as duas obras épicas gigantescas... risos...


Imagine que você queira sair da sua cidade, do seu país e viajar o mundo... e você consiga isso... imagine agora que você descubra uma ilha inexplorada, virgem, apenas com sua mata nativa, fontes e animais típicos? Você largaria tudo e iria, com sua família, morar nesta ilha? Pois bem, Ron Falconer fez isto... ele e a esposa se apaixonaram por uma ilha tropical, e não apenas em seus sonhos e devaneios, mas na realidade... quando viajavam em seu barco pelo Pacífico, conheceram o atol Caroline.
Daí a largar tudo e ir viver como nativos na ilha foi um passo, não algo rápido ou fácil, mas algo que eles investiram tempo e esforços... mas fizeram seu sonho se tornar realidade e conseguiram...
Durante quase dois anos eles viveram na  ilha sem nada moderno, vivendo apenas do que conseguiam colher e plantar... Alguns momentos é para rir das consfusões que passaram para conseguir fazer um sistema de coleta de água, para seu consumo - alimentação e higiene. Outros dá medo e eu fiquei pensando se eu teria coragem de viver em uma ilha tropical, sujeita às alterações climáticas e tempestades terríveis... Mais de uma vez eles perderam seus bens e tiveram que recomeçar.. Mas essa experiência mudou a vida de Ron e de sua família, já que eram os únicos moradores de Caroline, seus filhos foram criados em um ambiente paradisíaco, mas ao mesmo tempo agressivo. A parte triste do relato foi quando eles foram obrigados a deixar a ilha, pois era propriedade de alguém que resolveu, de uma hora para a outra, utiizá-la como rota turística. Ron escreveu o livro para mostrar a vivência deles e ao mesmo tempo tentar conscientizar as pessoas na necessidade de se cuidar da natureza...
Eu sei que no Brasil tem uma versão condensada do livro em um volume de Seleções, aqueles que tem mais de uma história, eu até tinha este volume, mas não tinha lido esta história, porque a sinopse não me chamou a atenção... mas, de novo, como era tema do DL e eu tenho o livro com texto integral... li, e não me arrependi... mesmo em inglês foi uma leitura tão agradável que demorei pouco mais de 4 horas para acabar... amei... quem tiver a oportunidade, leia.. Acho que vão gostar tanto quando eu...

Beijos, a até amanhã com mais um post...

Nenhum comentário: