Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Desafio Literário Abril - A Lista dos Desejos - Eoin Colfer

Bom dia... tudo bem? Hoje é um dia especial, por dois, não, três motivos... Primeiro, é aniversário do meu querido marido... também é o anviversário do Arthur, meu sobrinho, e esse é o segundo motivo... o terceiro é que coincidência das coincidências também é o aniversário do Blog.... isso mesmo... hoje faz um mês desde a primeira postagem... parece que faz muito mais tempo... risos... Por isso, por hoje ser o dia dos desejos dos aniversariantes eu resolvi ler este livro, A Lista dos Desejos, de Eoin Colfer.



Foi um livro bem rapidinho de ler, o que foi bom, porque estou preparando uma surpresa para o Marcelo, meu marido, assim consegui ler e não me atrapalhei.
O livro é bem legal, mas eu achei ele mais infanto juvenil... risos... deveria te-lo lido para o DL de Janeiro. Não tinha lido dada do Eoin Colfer, e nem sei porque, na verdade, já que tenho outros livros dele e muitos já tinham me falado que ele é um bom autor, envolvente. Acho que é pelo nome... risos... eu também tenho destas coisas, se o nome ou o cheiro de algo não me atrai eu reluto em chegar perto... e diga-se de passagem que Eoin não é assim tão atrativo... risos...
Bem, voltando ao livro... É a história de Meg Finn, que após a morte se encontra em uma espécie de sala de espera, porque acabou sendo um caso raro - nem tão boa para ir para o Céu e nem tão má para parar no Inferno. Assim, se Meg quiser ir para o Céu ela tem cumprir uma missão... e Meg não consegue resistir a um desafio, aliás é por isso que o livro começa, por ela aceitar um desafio. Por causa disso ela se vê na situação ambigua de não ser boa ou má....  Mas, eu acho que o caso dela era muito mais de orgulho, do tipo se você consegue eu també consigo... do que de audácia. Bem, a missão de Meg, que dá o nome ao livro, é ajudar alguém que ela tentou prejudicar a realizar a lista de desejos.
É engraçado imaginar um Inferno informatizado e com cameras de segurança para garantir que nenhuma alma tente escapar. o Céu não, porque nenhum nerd vai para o Céu... risos... assim, São Pedro tem que se virar com métodos arcaicos de contabilidade de almas.... E no inferno Belzabu contrabandeia celulares... risos... e pasmem, para poder falar com São Pedro... coisa que nem o chefe dele, chefão do Inferno, desconfia... mas, fazer o que se a situação é tão feia que ele corre o risco de  perder o apartamento e o emprego, tudo de uma só vez... É, quem achou que a vida de demônio era fácil se enganou...
A vida é muito curta, isso é o que Meg descobriu... E enquanto Meg pensa nas escolhas que fez quando era viva e tenta atingir seus objetivos depois de morta, São Pedro e Belzebu tentam decidir quem vai ficar com sua alma.
É lógico que Belzebu, sendo quem é, não vai deixar as coisas fáceis para Meg, pois quer ela no seu território. Assim, entre indas e vindas, com muita leveza e graça, se desenvolve o livro.
Eu gostei, ri bastante e consegui ler rápido. Me lembrou um pouco o livro do Marc Levy, Sete Dias Para uma Eternidade, só que neste caso a disputa entre Céu e Terra era por toda a humanidade, não apenas por uma pessoa. Mas, a mensagem é a mesma. Assim, cuidado com o que se quer, você pode conseguir... e pense bem antes de tomar uma decisão, ou seguir um caminho, isso pode pesar na sua balança depois...
Recomendo a todos....

Beijos e até amanhã com mais livros...

2 comentários:

amgmontavon disse...

Parece bem diferente... Não conheço nada do autor, mas ajuda a refletir que as decisões tomadas aqui afetam nossa eternidade.

Boa resenha, moça!

Vivi disse...

Nossa, autor com imaginação fértil esse, né?
Parabéns pelo blog e por tantas outras alegrias da vida! Há sempre motivo para comemorar.

Beijocas