Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Um crime adormecido - Agatha Christie

Olá...todos nós leitores sabemos que quando não estamos em um bom dia, com stress, preocupações, cólicas ou até uma certa tristeza sem sentido nós costumamos nos refugiar em nossos autores favoritos... Então, hoje, eu estava em um desses dias e na minha pilha de livros encontrei um livro fascinante de nada mais nada menos que a mãe dos romances policiais - Agatha Christie...  Um crime adormecido é o último caso da adorável Miss Maple, que tanto nos encantou eu diversas ocasiões com sua incrível habilidade de conhecer a natureza do ser humano...

 Neste livro a querida Miss Maple diz: "É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!" Isso pode parecer até hipocrisia, mas temos que convir que ela está certa... Quantos golpes não são aplicados devido à ingenuidade de uns e a falsidade de outros?

Nessa história, Miss Marple aparece como sempre participa: nos bastidores, com sugestões e dicas sutis, como que guiando os personagens pelo caminho certo, e no fim, quando o crime é esclarecido ela representa o papel daquela que sabia de tudo... Mas, no caso deste livro, assim como em alguns outros que esta bondosa e perceptiva senhora faz parte, ela efetivamente auxilia na solução do crime e salva a mocinha quase no fim... Gostei muito do mistério, e mesmo tendo desconfiado rapidamente quem era o responsável por tudo os motivos ficaram vagos, e como tantos outros leitores eu me peguei de boca aberta no fim, com a explicação apresentada, e de como tudo parecia tão simples...
Diferentemente do outro personagem famoso de Agatha, Poirot - com sua falta de modéstia e convencimento - Miss Maple gosta de ficar atrás das cortinas, passivamente, colocando idéias na cabeça das pessoas e muitas vezes auxiliando-as a decifrarem suas próprias intuições...
O livro é ótimo, recomendo... E se depois de tudo às claras você ainda se perguntar: Como foi que não descobri isso? Ou não percebi aquilo? Lembre-se que estamos falando da dama do suspense, Agatha Christie, e ela sempre se supera... Confira, leia, você não vai se arrepender... Até deixou o meu dia menos cinza...

Até amanhã com mais um livro... Boa leitura... Beijos....

Um comentário:

Pati disse...

Adorei sua meta. Adoro ler também, mas estou sem tempo para ler ultimamente. Já estou te seguindo.

Beijos