Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

O Mistério do Trem Azul - Agatha Christie

Boa tarde... hoje de manhã eu sai atrasada de casa... esquecemos ontem a noite de programar o despertador, daí acordei com a luz do sol - fraquinha - entrando pelas frestas da janela... na correria do acordar e me aprontar e sair - ainda mais com uma consulta no dentista logo de manhã, eu resolvi pegar um livro de leitura fácil e rápida, para dissipar a tensão... para isso escolhi na minha pilha de livros um clássico - Agatha Christie - que eu ainda não tinha lido... O Mistério do Trem Azul.
No Brasil tem várias edições publicadas, mas a minha é da L&PM, muito boa...


Agatha Christie em sua autobiografia disse que sempre detestou este livro, que era o pior que ela tinha escrito... mas eu entendo o sentimento dela, porque o escreveu em uma época que não foi boa em sua vida, ela simplesmente precisava de dinheiro, pois estava se divorciando de seu marido, e ditou O Mistério para sua secretária... E mesmo quando amamos o que fazemos, se fizermos só pelo dinehiro acaba gerando um sentimento estranho... Mas ainda em sua autobiografia ela diz que "há quem goste desse livro", pois bem... achou mais uma leitora que gostou muito do livro... A história basicamente começa com o assassinato em um trem de luxo, a vítima é uma mulher rica, com jóias rarissimas, que por sinal são roubadas nesta mesma viagem. O suspeito básico é o ex-marido, que é beneficiado com uma herança enorme. Mas, como se trata da dama do mistério e suspense, não podemos nos deixar levar pelo óbvio... O livro é um romance policial dos melhores, tendo tudo que nós leitores assíduos gostamos: Lindas mulheres, homens charmosos, vigaristas, falsários, jóias raras e famosas, herança e personalidades marcantes... sem contar com a pitada especial dessa autora - o famoso detetive Poirot, que como ele mesmo diz, com ordem e método consegue chegar ao resultado de qualquer crime. Os personagens são cativantes - Derek, Katherine, Lenox... não há como não se identificar com o humor e a essência  de pelo menos um deles...
Não preciso dizer que me assutei quando na sala de espera do dentista o doutor me chamou e na volta quase esqueci de desembarcar do metrô... Como esperado foi uma leitura rápida, agradável e que não deixou nada a desejar... mais um livro que eu indico, e se você é um daqueles leitores de Agatha Christie que subestimou este livro e o deixou de lado, reconsidere e o leia... você pode se surpreender gostando do enredo no final...

Até amanhã com mais um livro... beijos...

Nenhum comentário: