Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DL Maio - A Filha da Fortuna - Isabel Allende

O quinto livro que li para o Dl em maio foi Filha da Fortuna, de Isabel Allende. O fundo histórico é com certeza a corrida pelo ouro nos Estados Unidos, que movimentou milhões e fez com que muitos saissem de seus países para tentarem enriquecer, nos anos de 1840 em diante.


Neste livro os personagens principais são com certeza os da família Sommers - Jeremy, diretor da companhia de importação e exportação Britânica ; Rose, sua irmã solteira que mora com ele e cuida de sua casa e suas necessidades e Eliza, uma órfã de origem chilena que é abandonada na porta da casa dos Sommers.
O livro conta e segue a história de Eliza, desde o momento no qual ela foi encontrada na porta por Rose até quando se apaixona, engravida, sai de casa... é uma protagonista forte, pouco convencional que luta pelo que quer e supera muitos obstáculos para ir atrás de seu caminho.
Rose quer que Eliza acredite que mesmo tendo sido deixada à porta dos Sommers ela não é uma imigrante e sim uma britânica, pois porque outro motivo alguém escolheria a casa de Jeremy para deixa-la se ela não tivesse sangue Inglês? E mesmo querendo acreditar nisso, Eliza percebe com o tempo as diferenças entre ela e outros da família. Mas Eliza cresce e com a idade aflora seu temperamento nada frio e contido como Rose, e ela já não aceita mais as ordens e conselhos de sua mãe adotiva. Ao contrário, ela tem o desplante de se apaixonar por alguém que não seria o homem  ideal aos olhos de sua família... um imigrante - Joachin Anchieta - deficiente e trabalhador da empresa de seu tio Jeremy.
Mas nada a convence a desistir dele. Mas Joachin resolve tentar a sorte na América, na corrida do ouro, e deixa Eliza. Então ela descobre que está grávida e parte em uma corrida até a Califórnia para encontrá-lo.Enquanto Joachin busca por fortuna, Eliza busca por Joachin.
O livro mistura épocas e culturas, quando fala mostra Ingleses, Chilenos, Americanos e Chineses na trama, entrelaçados, e é quando Eliza conhece seu melhor amigo - Tao Chi´en ao longo de sua busca pelo amante. Ele é um médico chinês, que ajuda Eliza a se encontrar, principalmente, além de ajudá-la a encontrar seu "amado".
O livro mostra a partir de Eliza que devemos ir atrás de nossos sonhos, mas que no caminho podemos perceber - ao nos conhecer melhor - que o sonho original não era exatamente o que queríamos, e então, como devemos agir?
Adorei o livro, apesar de ter achado o final um tanto abrupto, mas geralmente gosto mesmo dos livros de Isabel... assim, realmente recomendo sua leitura, pois é uma história maravilhosa.... 
Beijos

Nenhum comentário: