Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DL Janeiro - A Senhoras das Especiarias - Chitra Divakaruni

Boa noite, acabou janeiro e para meu último livro do DL deste mês li hoje A Senhora das Especiarias. Na verdade eu ainda estou lendo O Chá do Amor, que deveria ser para Janeiro, mas como eu não consegui acabar, apesar de ser muito bom, vai ficar somente nos livros lidos em 2012...


Eu descobri este livro em um sebo estilo banca de jornal semana passada, quando voltava para casa depois de fazer uns exames... Parei no sebo só porque estava chovendo muito, e meu guarda chuva não estava dando conta... risos... Mas, ao folhear os livros eu peguei este e me chamou atenção a sinopse porque eu assiti a um filme uma vez - acho que se chama O Sabor da Magia ou O Sabor da Paixão.... risos... - que deve ter sido baseado no livro, porque a personagem principal - Tilo - além de ter o mesmo nome tem a mesma criação. Desde menina ela foi treinada para ser uma senhora de especiarias, ela aprendeu a reconhecer cada erva que existe no planeta terra, suas propriedades e sua mágica ... E Tilo ouve suas especiarias, que lhe falam o que se passa no coração de cada pessoa que entra em sua loja de especiarias... Para ser uma senhora de especiarias e se tornar imortal Tilo tem que cumprir duas regras simples: Não pode se afastar da loja - o que significa que ela mora lá dentro e nunca sai... - e não pode tocar na pele de nenhum ser humano, ou seja, não pode sucumbir jamais a desejos humanos e carnais. Ah, e ela também não pode usar as especiarias para realizar seus próprios desejos, porque um mestre - ou uma mestra no caso - deve esquecer os próprios anseios e viver para ajudar os outros e para as especiarias.
Até ai o livro e o filme são parecidos, apesar de eu não ter gostado muito da forma como a autora escreve - já vi elogios a ela, mas como nunca li nada dela e este foi o primeiro, ela não entrou na lista dos autores favoritos... A diferença crucial é que no livro Tilo assume a forma de uma senhora de idade, uma velha - e no filme Tilo é uma jovem até bem bonita... risos...
O livro é meio confuso em termos de personagens, mas é da própria história, porque como Tilo consegue ver a alma das pessoas e tem uma loja que vende especiarias, acaba tendo no livro muitos personagens ligados a isto. Mas, um dia, Tilo recebe na loja a visita de Raven - não lembro se no filme o nome do galã era o mesmo... - e começa a questionar suas escolhas... e as especiarias começam a trabalhar contra ela, porque ela está esquecendo dos seus preceitos e querendo satisfazer suas vontades...
Não vou contar o final, mas é bem interessante - gostei mais do filme, confesso... geralmente é ao contrário, mas neste caso foi assim...
Beijos e até mais, com mais...

Um comentário:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Hum esse aqui não me chamou tanto a atenção, mas gostei das suas palavras e de saber que há um filme no qual ele deve ter sido inspirado. Gostei das suas leituras de janeiro....\o/....principalmente dos livros que você resenhou...\o/...vou pesquisar os outros pra ver o que andam falando deles...\o/...beijoaks elis!!!!