Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Desafio Literário Dezembro - Antes que eu vá - Lauren Oliver

Boa tarde... eu peguei mais um livro para o DL hoje... aliás, provavelmente todos os meus posts de dezembro sejam de livros para o DL, já que os livros que eu ganhei, comprei ou troquei durante o ano de lançamentos eu guardei para ler em dezembro... risos... imagina só, acho que o mês vai acabar antes da pilha de livros... risos...



Este eu comprei, porque adorei a capa... é uma imagem triste... Nem li sinopse, nem nenhuma resenha de ninguém que já tinha lido, porque não queria ser influenciada pela opinião alheia... Foi um daqueles livros que eu queria só sentir, sabe?
E eu acho que valeu a pena... Amei o livro no final... foi um dos livros mais fofos que li nestes meses, principalmente por fugir muito do que tem se escrito estes dias pelo mundo... Juro que pensei que a história fosse de alguém com alguma doença terminal... então, apesar de eu ter chorado muito, por a personagem principal ter sim morrido, eu me surpreendi com o enredo...
Não é nenhuma novidade o tema: Morre e acorda de novo no mesmo dia que aconteceu a morte... eu já vi uns três filmes diferentes com a mesma chamativa, a diferença é que em todos a pessoa tem apenas um dia para faer tudo diferente para tentar ter um final alternativo... Neste livro Samantha tem sete chances...
Lógico que ela não aproveita a primeira chance.. lógico que ela tem muito a aprender... mas, quem não tem?
O que eu não gostei do livro no começo foi a posição de Samantha e suas amigas, tipicamente adolescentes americanas ( e de outras partes do mundo também!) elas fumam, bebem, se vestem na moda, agridem e esnobam os menos favorecidos... Como eu sou contra tudo isso... imaginem como me senti lendo, mas Samantha - e as amigas - são desvendadas durante o livro e elas mudam... e eu quero acreditar que caso elas existam em algum lugar do mundo (este ou um alternativo!) o final do livro seja suficiente para fazer com que repensem suas atitudes...
Não vou falar muito mais, provavelmente vocês vão encontrar resenhas com mais detalhes por ai, mas meu conselho é que leiam o livro, sem preconceitos, com coração aberto... emocionem-se... é lindo...
Beijos e até mais...

Nenhum comentário: