Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Desafio Literário Setembro - Só por Amor - Mônica de Castro

Boa noite... hoje pela manhã li um livro engraçado, daí depois eu resolvi ler um livro da minha lista original - Só por amor, da Mônica de Castro. Apesar de ser uma autora já reconhecida eu quis ler um livro dela ter outra autora do RJ, porque como já repeti outras vezes minha região é a Sudeste... risos... e o Rio faz parte...


Eu já li vários livros que tratam de temas espiritualistas, não me incomodo, porque como acho que todos já perceberam eu leio até rótulo de shampoo, então não me ligo se é religioso ou não, sendo livro eu leio. Este é um dos livros deste gênero, sei que muitas pessoas não leem porque falam que são livros espíritas e não acreditam e etc e tal, mas o que eu posso dizer para quem tem este tipo de preconceito literário é que façam como fazem ao ler um livro de ficção científica, leiam apenas pelo prazer de ler, mesmo que não acreditem no que for dito - afinal, muitos também não acreditam em vida extraterreste ou que é possível um dia colonizarmos outros planetas e leem Asimov, certo?
Voltando ao livro, como o título mesmo diz a história do livro conta situações em que é possível superar perdas e perdoar erros devido ao amor. Só o amor é real no final e apenas por amor as pessoas são capazes de se modificarem.
A história é linda e simples - apesar de todas as reviravoltas na trama, as mudanças que acontecem com o tempo e os anos passados. O livro fala de ódio e ganância, luta e morte pelo poder e por terras, fala da época dos jagunços no norte e nordeste do país, do Lampião e sua trupe. Fala de inveja, falsas amizades, orgulho e quando se confunde paixão e sexo com amor. Mas no final, quando o amor verdadeiro triunfa, vemos que por amor qualquer um é capaz de se tornar uma pessoa melhor. Quem ama confia e perdoa. Essa é a mensagem, e é linda e verdadeira.
Por isto, principalmente, o livro merece ser lido. Sem preconceitos, com amor.

Beijos e até mais...

Um comentário:

Vivi disse...

Bom ver o espírito livre e a mente aberta com que você encara cada leitura. Leitora nota 10!