Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Desafio literário maio - A Fantástica Volta ao Mundo - Zeca Camargo

Olá... boa tarde... quase boa noite, mas ainda tem um pouquinho da luz do sol aqui na minha janela... Hoje eu estava meio melancólica... é o dia do aniversário de um grande amigo, com quem não tenho falado a algum tempo... então resolci pegar o livro do Zeca Camargo... Eu já estava dando voltas nele, assim como as viagens do Zeca... Lia um outro livro e depois dava uma lida em alguma parte do mundo, onde o Zeca esteve.




Eu sinceramente não gosto muito de relatos de viagens apenas por relatar, se é que vocês me entendem... risos... eu gosto dos relatos permeados e intrincados em uma história, com sentimentos e emoções... mas, achei este livro um pouco técnico demais para um relato, tipo diário de bordo, para uma viagem desta magnitude.
Lógico que tem os pontos positivos, já que no livro podemos ver e comprovar, principalmente aqueles que ainda duvidam, das dificuldades de se ser "mochileiro". Também tem algumas curiosidades engraçadas, legais... mas não são muitas... o livro é cansativo, acho que para ler só se for assim, um pedaço do mundo por dia, depois ou antes de outro livro bem mais apetitoso...
Percebi que algumas outras pessoas também não gostaram... e como alguns eu também tenho a reclamar de frases e figuras que foram repetidas muitas, muitas vezes no decorrer da narrativa. As fotos poderiam ser coloridas (mas meu marido me lembrou que aí o livro seria mais caro...) e acho que não precisaria ter tantos tipos de letras e quadrinhos explicativos...
Acho que se o Zeca tivesse feito como o Amir Klink e contado uma história, sobre as culturas, as linguagens, as diversidades dos povos, um livro mais romanceado e menos pautado, menos diagramado, o livro teria ficado muito melhor.
No geral o livro é bom... alguns amigos meus amaram... talvez você também goste... então, leia e depois me diz, ok?
Como não curti muito não vou falar mais, para não tirar a vontade dos que querem ler... :-)

Beijos e até amanhã com mais livrinhos...

2 comentários:

Prússia disse...

Eu lembro quando lançaram esse livro, eu fiquei com muita vontade de ler, mais caiu no esquecimento.
Pelo o que você falou não parece ser mitura muito empolgante... Melhor deixar para ler quando eu realmente estiver animada para ler. XD.
Beijos,
Haushinka.

http://infinitas-palavras.blogspot.com/

Vivi disse...

Pensei que seria um livro baseado em um olhar mais pessoal...agora desanimei um pouco de lê-lo. Beijocas