Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Desafio Literário Fevereiro - Picasso, criador e destruidor - Arianna S. Huffington

Boa noite... tudo bem com vocês, queridos leitores? Coloquei na minha lista de leitura do DL este livro, pois o ganhei e ele combinava muito com o tema de fevereiro, de memórias e biografias... assim, resolvi le-lo antes dos demais da minha caixa de leitura de 2011, e não me arrependo...
Comecei a ler este livro na segunda feira, dia 27 de março, mas como ele é bem longo e cheio de detalhes, estava lendo-o apenas a noite, como livro de cabeceira... durante o dia eu lia outros livros mais ligths... mas, hoje eu queria terminá-lo, então peguei para ler apenas ele e acabar... e consegui....
O Livro é muito bom, uma das melhores biografias que já li, pois retrata o artista - Picasso - não apenas como um artista, mas como homem e humano que ele foi...
Ganhei o livro, e a minha edição eu não consegui achar a capa na internet, então coloquei a capa cadastrada no Skoob. A autora do livro, Arianna Stassinopolous Huffington é ótima... gostei muito da forma como escreveu o livro...



Poucas pessoas que eu conheço sabem mais sobre Picasso do que ele ter sido simplesmente um dos maiores artistas do século, senão o maior... morreu em 1973, antes de eu nascer, e é o autor de impagáveis quadros e murais (como guernica). Conhecido como um criador inesgotável, e um sedutor ainda maior, seu magnetismo pessoal virou lenda... Mas nesta biografia percebemos que seu poder de criar rivalizava seriamente com sua vontade de destruir... Arianna fez uma extensa pesquisa e foi atrás das pessoas que conviveram com o gênio...e resgatou histórias de homens e mulheres, amigos, amantes, filhos e filhas desse artista...
Lendo o livro as vezes pode-se esquecer de quem está sendo falado... em muitos momentos ficava patente a crueldade com que ele tratava suas mulheres, e como abandonava seus filhos em alguns momentos em prol de outras pessoas ou coisas... Picasso tinha muitos contatos e era sempre procurado por personalidades de seu tempo... e lidava com estas pessoas com emoções conflitosas, que passavam pela admiração, amor, inveja, raiva e ódio, em alguns casos...
Compulsivo, obsessivo... quem poderia dizer que a famosa pintura encomendada ao artista para retratar a paz - a pomba branca - seria não mais que uma "brincadeira" de seu intelecto e sua compulsão para destruição? Picasso disse que pintaria a pomba como símbolo da paz por esta ser uma ave que de pacífica não tinha nada, pois era capaz de bicar até a morte outros pássaros, de seu grupo ou não, em sua luta por alimentos e moradia.
O Livro é intenso, flui com facilidade, e se não fosse suas mais de 500 páginas com certeza eu teria lido com mais rapidez... mas, por conter tantos detalhes, dialogos, histórias fascinantes deste que é um dos meus pintores favoritos - pois é, mesmo com toda sua ambiguidade e atos maldosos, eu ainda penso que ele foi sim um gênio das artes plásticas...- o livro merece ser desfrutado e degustado, como um excelente vinho...
Leiam, se vocês gostam de Picasso ou não... mas preparem-se para o vigo, a opulência e os fatos explosivos, que podem até descentralizar aqueles que acreditam que os artistas tem uma natureza gentil, aérea e pacífica... Este livro é um ótimo meio de conhecerem quem foi Pablo Picasso... e confesso que ele me satisfez, e não tão cedo vou esquecer o que li...

Beijos, até amanhã com outro post...

Nenhum comentário: