Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desafio Fevereiro - Lucíola - José de Alencar

Boa noite...hoje eu li Luciola, do José de Alencar...



Este é outro dos livros que teoricamente nos obrigam a ler na escola, mas neste caso eu tive sorte - na época - pois tinhamos alguns livros que poderíamos escolher para ler, eu não escolhi este pois achava que José de Alencar tinha uma escrita muito rebuscada e eu simplesmente não estava a fim... risos... mas, apesar de ainda achar a escrita em alguns momentos tediante, eu resolvi que este ano iria dar uma chance a todos os livros que já passaram pela minha vida e eu não li... risos... então, Lucíola foi uma felizarda neste mês...
Em uma palavra o que senti quando acabei de ler o livro: surpresa... me surpreendi com a leitura, pois depois que você vence o preconceito da poesia contida na escrita de Alencar você vê a beleza da história... A personagem principal do livro foi uma prostituta, que se viu apaixonada - ou sendo amada - e resgatada do destino que tinha escolhido, ou do que o destino tinha escolhido para ela... não é porque uma pessoa tem tão poucas escolhas na vida e as mesmas necessidades básicas de todos que se submete a um trabalho humilhante - para uma mulher creio que ser prostituta é humilhante - que esta pessoa é automaticamente uma má pessoa... ao contrário, Lucia nos mostra qe não é vulgar, mas sim carinhosa, apaixonada, feroz e gentil... e José de Alencar soube traduzir a alma feminina neste romance...
Leiam, esqueçam os preconceitos e deixem a lesera de lado... leiam e surpreendam-se...
beijos e até mais...

2 comentários:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Concordo com você...deixamos de ler muitos livros bons porque no tempo de escola exigiam que lêssemos...rsrs...e vou seguir dua dica viu...irei ler...e deixa eu te dizer que li A Moreninha ano passado e me apaixonei por ele....recomendo...beijoks elis

Maria Silvana Santana disse...

Aah, eu li esse livro e duas vezes!
Gostei bastante, como de senhora mais fiquei apaixonada pelo livro: A moreninha :)
Bjs