Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Desafio Literário Dezembro - Um Dia - David Nicholls

Boa noite... eu vou ser do contra na corrente das pessoas que lerem este livro... provavelmente... risos...
A maior parte das pessoas que eu vi que leram o livro deram a ele nota 4 ou 5 estrelas... acabou sendo um livro daqueles queridinhos... mas eu simplesmente detestei... Deve ser porque não gosto de literatura comercial, daquela que é escrita com a única finalidade de se ganhar dinheiro... ou simplesmente porque não gostei da forma como o autor escreveu o livro mesmo... sei lá...



Em Um Dia Dexter e Emma se conhecem em 1988, na noite da formatura da faculdade eles ficam juntos - vão para o apartamento de Emma, e no dia seguinte eles sabem que devem seguir trajetos diferentes, mas mesmo assim passam o dia juntos - duas pessoas que se gostam, sem saber o porque ou sequer entender que se gostam... A premissa é boa, certo? É mesmo... acho que se fosse escrito de outra forma seria muito mais interessante... Mas, o que acontece? Os dois se separam e se comunicam um dia no ano - ou pelo menos o livro é contado assim, com o que cada um deles faz em um dia especifico do ano, o dia que passaram juntos a primeira vez... Romântico, sim... mas muito mal condzido... Dexter é mimado e não sabe o que quer... a vida é uma festa, com bebidas e mulheres... Emma é uma frouxa, que se contenta com pouco, mesmo tendo condições para mais... Antes da metade do livro eu já estava entendiada... Tenho que ser sincera, não consegui ler este livro em um dia apenas - apesar de eu ter a idéia inicial de ler em um dia, por ser o nome do livro... - demorei quase uma semana, e neste meio tempo lendo outros livros... Nem o final trágico me comoveu, porque depois da forma como os personagens me irritaram devo dizer que pensei: Bem Feito...
Mas, leiam, apesar de eu não ter gostado... Contudo o que eu recomendo a quem quer saber a história, assista ao filme, que é o que eu deveria ter feito... é muito mais rápido, e se detestarem, a tortura será bem menor...risos...
Beijos e até mais...

Um comentário:

Lígia disse...

Também li Um Dia para o DL deste mês e apesar de não ter gostado tanto quanto eu esperava e de concordar um pouco com você na questão dos personagens chatinhos, discordo nisso de ser um livro "comercial". É verdade que ele se tornou um best-seller, mas eu não acho que ele seja um best-seller dos mais típicos...

De qualquer jeito, é interessante ler as várias opiniões sobre o livro :)